Reunião de câmara dominada pela Gripe A

A reunião de câmara do dia 24 de Agosto, a única que se realizou durante o mês de Agosto, foi dominada pela questão da Gripe A, mais concretamente pela anunciada abertura de uma Unidade de Apoio à pandemia na Freguesia de Minde.

Esta discussão remonta à reunião de do dia 27 de Julho, na qual os vereadores ICA manifestaram a sua total discordância relativamente a esta situação. Pelo contrário, ao tempo, a vereadora do PSD, argumentou que a abertura deste Centro poderia ser positivo, na medida em que garantiria um serviço especializado de diagnóstico e encaminhamento da pandemia da Gripe A, junto das populações do concelho, aberto 24 horas, garantindo-se as medidas de segurança necessárias para os utentes normais dessa extensão e para a população em geral.
Na reunião de hoje, dia 24, a discussão no entanto, assumiu outros contornos, na medida em que os autarcas e a população foram surpreendidos com um comunicado das autoridades de saúde a darem conta do encerramento dos serviços de saúde no centro de saúde de Minde, a partir do dia 24 de Agosto.


Esta notícia tinha sido dado a conhecer à vereadora do PSD na véspera, que, de imediato, entrou em contacto com as entidades competentes no sentido de:
  • Saber o ponto de situação;
  • Garantir que esta situação fosse temporária e que, finalizada a situação de alerta de pandemia, o Centro de Saúde reabriria normalmente;
  • Assegurar a abertura de uma sala que garantisse os serviços mínimos (receitas, enfermagem, ou outros) para todos os utentes que não tivessem possibilidades de se deslocar autonomamente.
Ainda no decurso da reunião de Câmara, perante as afirmações do Sr. Presidente, a Vereadora do PSD afirmou que:
  • O Executivo Camarário (ICA’s) não tinha tido a capacidade de fazer uma análise correcta da situação, e como não concordavam com a abertura de uma Unidade de Apoio, tinham optado por se alhear da questão.
  • Poderiam e deveriam ter questionado as entidades de saúde competentes acerca da forma como esta unidade iria funcionar, nomeadamente o que aconteceria aos utentes habituais.
  • O desconhecimento do encerramento dos serviços, alegado pelo Sr. Presidente de Câmara e Executivo e pelo Presidente de Junta de Freguesia não poderia ser desculpa, uma vez que assim que os ICA tomaram conhecimento desta situação (no final da semana passada) nada fizeram para diminuir os prejuízos causados aos utentes.
  • Poderiam ter disponibilizado imediatamente um autocarro para fazer o transporte para o Centro de Saúde de Alcanena.
Esta discussão tão acesa, e, a insistência por parte da vereadora do PSD, nos argumentos que apresentou, corroborados pela população de Minde presente na Reunião de Executivo, levaram o Sr. Presidente a marcar, naquele momento, uma reunião com o responsável do Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo I - Serra d'Aire, para o dia seguinte.

Vamos ver o que se vai passar amanhã na reunião.
Estarem
os presentes.

Por nós, uma solução sairá daquela reunião.

Estaremos presentes, atentos, participantes e, como sempre,
UNIDOS PELO FUTURO!

No response to “Reunião de câmara dominada pela Gripe A”

Enviar um comentário

Agradecemos todos os comentários que possam engrandecer esta candidatura e que possam levar o concelho a avançar com todos os seus municipes Unidos pelo Futuro